Belo Horizonte / MG - sexta-feira, 26 de abril de 2024

A consulta

Como aproveitar melhor o tempo da consulta médica

 

Durante uma consulta médica, é freqüente que os pacientes ou o próprio médico desviem do assunto em questão e discutam pontos não tão importantes para o esclarecimento da doença.

Por isso preparamos algumas orientações para que você, paciente, possa aproveitar melhor o tempo que passam com os médicos.
O que é uma consulta médica?
Consultar um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar as respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão. Veja algumas dicas para uma boa consulta.
Horário
Nunca chegue atrasado. Você certamente estará atrapalhando outras pessoas. Da mesma forma chegar muito adiantado também poderá causar transtorno nas acomodações e horários de funcionamento do consultório. Programe-se para chegar na hora marcada.

Acompanhantes
O acompanhante só é necessário se puder dar informações úteis sobre o paciente. Caso contrário, pode haver até um certo constrangimento na presença de acompanhantes não familiarizados com o problema.
 
Cronologia
Procure fazer um resumo do seu problema antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer.

Medicação
Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve adoentado, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. Se possível, leve as receitas destes medicamentos.

Exames
Leve todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Assim, o médico pode ter uma idéia aproximada da época de instalação da doença.


Lembre-se
O resultado do tratamento depende de você, de suas informações, de dedicação em tomar a medicação e dos cuidados recomendados.
 
 
Será que eu escolhi o especialista correto? O Neurocirurgião também não é Neurologista?
. Não, o Neurocirurgião não é Neurologista, assim como o Cirurgião Cardíaco não é Cardiologista. Ainda é muito comum haver confusão entre as duas especialidades. Tratam-se de duas áreas distintas, apesar da área comum de estudo. 
. A Neurologia Clínica é a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso . Especificamente, ela lida com o diagnóstico e tratamento clínico e medicamentoso das doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos. Exemplos de doenças tratadas pelo Neurologista: cefaléia, epilepsia, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, miastenias, distrofias musculares, A.V.C. (A.V.E.), polineuropatias periféricas, dentre muitas outras.
. Já a Neurocirurgia é a especialidade médica que se ocupa de diagnosticar e definir tratamento cirúrgico destas doenças que acometem o sistema nervoso central e periférico (como tumores, doenças vasculares, degenerativas), traumas cranio-encefálicos e raqui-medulares, que podem ser passíveis de abordagem cirúrgica. Exemplos de doenças tratadas pelo Neurocirurgião: tumores cerebrais, tumores da medula espinhal,fraturas de crânio ou coluna, hérnias de disco, hidrocefalias, meningo mieloceles, etc.
. Portanto, certifique-se de a demanda de sua consulta se enquadra na especialidade médica adequada. Consulte sempre seu clínico geral para uma avaliação global de sua saúde e peça orientações se há necessidade de uma avaliação de um especialista. 
 

Atrasos de atendimento, remarcações e cancelamento de consultas marcadas: nota de esclarecimento

 . O seu médico especialista se programa em cumprir sempre o horário marcado para sua consulta. Porém lida com uma especialidade cirúrgica complexa e, assim sendo, podem ocorrer imprevistos relacionados a atendimento de pacientes cirúrgicos hospitalizados, necessidade de auxílio à colegas de equipe em procedimentos inesperados, cirurgias fora de hora e chamados dos hospitais em caráter de emergência.

. Estes imprevistos infelizmente podem provocar atrasos nos horários previamente marcados para consultas, remarcações de agendas e até cancelamento do atendimento.

. È importante estar ciente deste contexto ao se programar para sua consulta com um especialista médico que atua em área cirúrgica. Mas tenha certeza que caso ocorra algum tipo de transtorno relacionado a estas situações citadas, haverá o máximo de empenho para que estes transtornos sejam devidamente contornados.